Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

segunda-feira, 20 de março de 2017

Como o aumento do Juros nos EUA influencia no Brasil ?

Essa semana o banco central americano resolveu subir a taxa de juros por lá, algo que os mercados a muito esperavam que fosse acontecer mas que o banco estava se segurando para fazer por questões econômicas  e políticas que afetam os EUA, exemplos dessas questões são por exemplo a eleição do Donald  Trump, a inflação e o desemprego por lá.

Certo, mas você ainda pode estar se perguntando, "Ok, mas como afinal o juros lá nos EUA interferem na minha vida ?" e a resposta é em muito, apesar de você sentir apenas em algumas coisas e conforme seu estilo de vida em produtos atrelados ao câmbio, ela interfere em toda cadeia econômica do país, vale ressaltar que isso também ocorre com decisões de taxa de juros em outros bancos centrais importantes no mundo, principalmente o BCE (europeu) e o banco central do Japão.

Para você entender o que ocorre, primeiro precisa entender o que a decisão de elevar e reduzir juros significa de uma maneira mais simples. Alguns investimentos e gastos estão atrelados à taxa básica de juros do país, por exemplo, as empresas em geral pegam dinheiro emprestado à taxas que estão diretamente vinculadas com os juros básicos, os títulos de divida pública emitidos pelos governos e alguns rendimentos pós fixados também estão.

Certo, entendido isso agora você precisa entender "Grau de Risco", isso resumidamente significa qual a probabilidade que o mercado dá para que o governo não honre os títulos da sua dívida. Claro que, EUA, Europa e Japão possuem governos aos olhos internacionais muito mais confiáveis do que o do Brasil ou outros países parecidos com o nosso. 

Agora sim conseguimos entender como seremos afetados. Essa semana o FED (banco central dos EUA) subiu a taxa de juros para algo entre 0,75 e 1,00% ao ano, o que representa efetivamente um aumento de 0,25% em relação à anterior. Com isso como expliquei no 2° parágrafo, os investimentos lá se tornam mais atrativos, e como o país possui um risco muito menor de calote, muitos investidores optam por retirar seu dinheiro do mercado brasileiro, a primeira a sofrer é a bolsa, que perde bilhões de investidores e só para você ter noção os estrangeiros representam quase 50% da movimentação da bolsa. Outro grande prejudicado é o governo que tem da noite pro dia bilhões em títulos de dívida pública retirados também e com isso perde capacidade de investimento no país como em infraestrutura. 

Aí você pode pensar, mas eu não tenho dinheiro na bolsa e o governo já gasta mal o dinheiro mesmo. Mas sem esse dinheiro o governo por vezes toma algumas atitudes ainda menos populares, ele aumenta impostos ou vende seus títulos ainda mais caros para tentar compensar esse "Risco" extra e isso faz com que o endividamento do país aumente cada dia mais,o mesmo vale para empresas tentando pegar empréstimos no exterior. 

Ok, mas isso ainda não me afetou visivelmente, você pode pensar, aí vem o último efeito indireto de aumento de juros lá fora: O DÓLAR. O preço do dólar varia todo dia, mas a movimentação para cima ou para baixo é basicamente resumida a um fator, comprar e vender, se tem mais dólar no mercado o preço cai, se tem menos dólar o preço sobe. Agora imagina, com os estrangeiros retirando seus dólares do mercado brasileiro a tendência clara é que ele suba, e dólar alto é quase que auto explicativo né ? Viagem mais caras, produtos lá fora mais caros, produtos importados como eletrônicos mais caros. Claro que quem exporta adora porque recebe mais. 

Entendeu a complexidade de uma decisão lá fora ? Isso se aplica em menor escala ao Banco central Europeu e japonês, e claro de forma análoga se aplica ao nosso também quando decide subir ou descer a taxa.

Aí você está pensando, certo, mas de 1% nos EUA para os 12% no Brasil (9% ao fim do ano talvez), é uma diferença muito grande, ninguém vai tirar o dinheiro com medo com uma diferença dessa. Uma coisa a te lembrar, leia um pouco sobre o caso de calote na Argentina, os americanos entraram na justiça para tentar receber mas perceba a dor de cabeça e o risco de perder todo dinheiro que você colocou no lugar.  

Outro ponto que você que acompanhou mais de perto o câmbio e o mercado em geral no dia da decisão possa levantar é "Mas a bolsa subiu e o dólar caiu no dia da decisão". Sim, porque após decidir subir a taxa a presidente do banco central mencionou como deve proceder com próximos aumentos, e ficou em linha com alguns e abaixo do esperado para outros, e isso fez com que esse movimento acontecesse.

Curtiu ? Comente, leia outros posts, e siga-nos no  facebook

Te esperamos na próxima. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário