Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Quando a Poupança vale a pena ?

Considerando algumas perguntas que tenho recebido devido à queda da taxa de juros, vamos falar hoje sobre quando a poupança vale a pena como investimento. Primeiro de tudo, sim, há situações em que a poupança é uma boa opção de aplicação financeira.

Primeiro, antes de tudo, se você vai deixar o dinheiro aplicado por menos de 1 ano precisa fazer uma contas. Se você estiver com uma aplicação que tenha incidência do imposto de Renda você precisará encontrar algo que renda ao menos 100% do CDI, para que consiga atingir um retorno satisfatório e que compense retirar seu dinheiro da poupança. 

Exemplo: a taxa de juros deve chegar muito em breve (e ainda menos talvez) aos 10% a.a, com um CDB pagando 100% do CDI você teria 10 % de rendimento em 1 ano, mas pagaria 20% de IR, logo seu rendimento ao fim de 1 ano seria de 8%. A poupança em 2016 rendeu 8,3% líquido de IR, nada mal né ? 

Isso que estamos falando de um banco que pague bem, porque em bancos grandes você vai conseguir 80,90% do CDI no máximo se não for um valor bem significativo. Por outro lado se você conseguir uma LCI/LCA pagando 90% do CDI a mesma conta já deixa a aplicação em 9% contra 8,3% da poupança tornado-a bem atrativa também.

Entretanto LCI e LCA possuem carência, onde você não poderá sacar o dinheiro, no mínimo 6 meses mas não rara as vezes 1 ou 2 anos. Da mesma forma se você tiver muito tempo e não for contar com aquele dinheiro há bancos que pagam 115% do CDI o que bate em muito a poupança.

Então, afinal, quando a poupança é interessante ? Bom pelo que vimos, se você precisa do dinheiro a qualquer instante a poupança é bem mais simples de sacar, assim como se precisa desse dinheiro em até 6 meses com certeza também será uma ótima opção, já que com esses prazos raramente você conseguirá alguma taxa realmente boa em qualquer lugar e caso consiga o imposto vai consumir boa parte dos seus ganhos. Isso tudo comparando apenas renda fixa, há a opção da renda variável e fundos, que são bem interessantes mas lembramos que esses produtos são direcionados principalmente para longo prazo e podem gerar prejuízo em prazos menores.

Análise com calma, se tiver dúvida busque um consultor, e bons investimentos !


Gostou ? Tem dúvidas ou sugestões ? Comente, siga-nos no  facebook. Participe

Aguardamos você na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário