Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Contas de começo do ano como lidar

Então é natal ... época de festas, diversão, etc.. mas significa que janeiro está chegando e com ele aquela pilha de contas do começo do ano. Então vamos tentar fazer algumas contas para começar o ano da melhor forma possível. 

Quais contas vêm aí ?

As contas de comeco de ano são algo bem pessoal, depende muito do seu padrão de vida e região. As campeãs de audiência são: IPVA, IPTU, Matrícula escolar, Seguro do Carro, Licenciamento, DPVAT, etc.

Bem, primeiro, se você não tem todas essas aí acima já tem uma vida um pouco mais fácil, caso tenha todas, espero que consiga pagá-las sem problema, mas caso não consiga ...


A Importância do 13º Salário

Natal é época de presentes, mas calme lá cowboy, se você não tem dinheiro sobrando para pagar as contas de começo de ano, esse dinheiro extra no fim do ano é absurdamente estratégico. Não me entenda mal, não estou dizendo que você não deva presentear quem você gosta, mas considere um presente mais barato e parcelá-lo caso esteja confortável com o limite e pagamento do cartão de crédito. O objetivo ? Liberar dinheiro para pagar alguma das contas que você terá.


Os Descontos à Vista Valem a pena ?


Bom, cada estado e município tem suas regras de cobrança  vamos falar de São Paulo que é o maior e um dos mais caros do país.

O IPVA em 2018 em São Paulo tinham 3 opções de pagamento, à vista com desconto de 3%, em 3x sem desconto ou 30 dias após janeiro sem desconto. De cara vamos combinar, que a última opcao nao valem nada a pena, a menos que você esteja pontualmente sufocado pelas contas em janeiro, já que na primeira opcao você tem um desconto e na segunda você garante um parcelamento. Como o ponto aqui é a falta de dinheiro sim, vale você parcelar, o motivo ? O Estado está te cobrando 1% ao mês de juros, (grosseiramente falando), qualquer financiamento que você venha a tomar não vai sair por menos de 2%, logo não faria sentido pegar dinheiro para a conta. A menos que fosse um financiamento de 1 mês com taxa abaixo de 3%, mas o seu ganho seria de menos de 1% considerando tarifas e outros. Por outro lado, caso você tenha o dinheiro sobrando vale a pena pagar à vista, já que com Juros a 6,5% poucas aplicações rendem 1% ao mês ou mais, que seria o que justificaria o parcelamento.

O IPTU, é um imposto municipal, com alíquotas e regras de pagamento específicas de cada município. Em São Paulo parece que em 2019 haverá um desconto de 10% para o pagamento à vista. Muito interessante considerando que caso você parcele não encontrara essa rentabilidade em nenhum investimento que não seja muito arriscado. Seria o caso por exemplo de pagar o IPTU em janeiro aproveitando os 10% de desconto e pagar o IPVA apenas no mês seguinte sem desconto, caso o dinheiro esteja contado para uma das opções. Fazendo isso você garantiria o desconto de 10%, ao invés do de 3% do IPVA. 

Demais cobranças, materiais e matriculas escolares, DPVAT, Licenciamento, são mais chatos de encaixar nessa conta, os materiais escolares particularmente ainda podem ser parcelados em cartões de credito caso o sufoco esteja muito grande. Já os demais não tem jeito, você vai ter que desembolsar o dinheiro para pagar no ato, talvez seja questão de trocar de escola, comprar materiais em conjunto com outros pais para pagar mais barato (pense nisso). A engenharia financeira pode ganhar mais um mês já que há uma sequência nos impostos veiculares, não sendo possível pagar um antes de pagar os outros. Use os prazos ao máximo para que você tenha chance de estar com o dinheiro quando precisar.


Financiamentos Valem a Pena ?

Valer a pena ... não, não valem, são caros demais. Claro que nem todos tem opção e acaba sendo a última saída, nesses casos, analise como falamos, quais contas TEM que ser pagas primeiro, pague-as, e arraste a data de pagamento das demais conforme o governo permite afim de que possa evitar empréstimos desnecessários, e que caso venha a tomar algum seja pelo menor prazo possível. Assim que se estabelecer quite os empréstimos e comece o planejamento com pequenas economias para as contas do ano seguinte, afinal elas sempre chegarão, e você vai ficar impressionado o que R$ 100,00/R$ 200,00 podem fazer por você após um ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário