Hoje falaremos sobre uma modalidade de investimento um tanto quanto complexa mas muito interessante, fundos de investimento imobiliários ou FII. Vocês verão que ele tem alguns detalhes nos quais é muito importante prestar atenção mas vamos lá.
O que são FII ?
Vamos apresentar isso de uma maneira bem simples, é um grupo de pessoas que se reúne com o propósito de investir em algum produto de cunho imobiliário, como imóveis para aluguel, venda, títulos ligados ao setor. Você compra cotas através da bovespa, da mesma forma que compra ações. Elas possuem códigos e são negociadas diariamente. Outra opção é fazer um fundo com algumas pessoas e fechá-lo nesse caso não haverá negociação a menos que algum dos membros venda suas cotas.
O objetivo do fundo é óbvio, trazer retorno ao seus membros, isso ocorre em geral através de aluguéis, venda de imóveis ou vencimento/pagamento de parcelas de aplicações.
No que eles investem ?
Os fundos imobiliários no Brasil são de 3 tipos:
Fundos para aluguéis: São fundos que são criados para que consiga construir imóveis para depois serem alugados, isso ocorre com muitas das agências da Caixa, BB e Santander por exemplo. Elas possuem fundos que compram os imóveis e alugam para os bancos, que mensalmente pagam por isso claro.
Fundos para Venda: Parecidos com os fundos acima mas a função desses é bem mais simples, eles normalmente tem prazo para acabar e neles, você entra com o dinheiro o fundo constrói e quando consegue vender te pagar proporcionalmente a suas cotas.
Fundos para aplicações: Esses fundos são constituídos para aplicar o dinheiro arrecadado em aplicações financeiras ligadas ao setor imobiliário como: LCI, CRI, outros Fundos Imobiliários. Pode não parecer fazer muito sentido mas a intenção é você ter acesso a produtos que normalmente não teria devido a não ter o volume suficiente em dinheiro.
Taxa Administrativa e Custos:
Os FII são administrados por alguma empresa, vale sempre verificar qual no site da Bovespa. Para isso eles cobram uma taxa de administração, que em geral fica entre 0,5 e 2,0% ao ano sobre o valor arrecadado. O fundo será responsável por cobrar o aluguel, deduzir todos custos que houverem e repassar os lucros aos acionistas do fundo.
Em relação aos custos, o custo para comprar as cotas é em geral o mesmo de uma ordem no mercado de ações, custa entre R$ 7 e 20 reais em média. E mensalmente normalmente ocorre ainda o custo de manutenção da posição que você possui. Algumas corretoras isentam seus clientes desse valor, vale dar uma olhada.
Imposto de Renda e Análise Simples:
Um dos fatores mais atraentes dos FII é a isenção de Imposto de Renda, para quase todos, desde que alguns fatores sejam atendidos. Esses fatores são basicamente, o fundo ter ao menos 50 membros e nenhum deles e possui mais de 10% das cotas do fundo. Atendido isso você terá seu rendimento isento de imposto.
Outro fator interessante de análise é o prazo dos contratos, se forem aluguéis, porque isso pode influenciar em por quão longo você receberá rendimentos. Por exemplo, os bancos costumam fechar prazos longos de 20 anos, por outro lado tem um fundo que perdeu seu locatário recentemente e o prédio acabou ficando vazio, ficando os cotistas com rendimento 0.
Vale a pena ?
Sim, após analisar os fatores mencionados aqui vale sim a pena, principalmente se sua intenção é investir em imóveis. Pois investindo em fundos será muito mais fácil por exemplo você se desfazer caso queira, além de poder diversificar o número de imóveis.
A isenção de IR também é uma outra vantagem muito atrativa, além claro de você precisar de um valor bem inferior ao que precisaria se fosse comprar o imóvel sozinho.
Caso necessite de alguma consultoria, entre em contato, e vamos entender seu caso e procurar a melhor solução para você. muitas.coisas.br@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário