Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

domingo, 18 de novembro de 2018

Contact Less (NFC), Apple Pay, Google Pay, Cartões Virtuais: A Era dos Cartões Está Mudando

    Tudo começou com troca de mercadorias lá atrás, passamos então a trocar por sal o que queríamos (por sinal você sabe que é daí que deriva a palavra SALário ?), então surgiram as moedas, cédulas, cheques. Apareceu então uma ideia louca de pagar as coisas com um pedaço de plástico que bastava passar ao lado de uma maquininha e voalá, pagamento efetuado, eis que surge o Cartão de Crédito. 
     Se você tem menos de 20 anos talvez não lembre. mas os cartões de crédito no começo eram utilizado simplesmente passando a tarja magnética e com a assinatura de um papel reconhecendo a compra. Mas o tempo passa e o número de fraudes aumento, surgiu então o cartão com chip e senha para tentar minimizar as fraudes, mas junto com isso surgiu o pagamento na internet, lá vai você de novo colocar as informações do cartão sem precisar digitar nenhuma senha e ... muitas fraudes novamente. Percebeu ? Parece uma corrida inovação x fraudes, o sistema financeiro cria uma nova forma de simplificar, alguém vem e criar uma fraude que obriga o sistema a mudar. Bom, vamos então discutir sobre os novos meios que prometem facilitar sua vida muito e manter ainda assim a segurança.
     Cartões Virtuais, bom, como falei acima, os cartões começaram a ser usados para compras virtuais e novas fraudes começaram a acontecer com roubo de informações, eu mesmo já tive uma compra no cartão de crédito no interior da Inglaterra uma vez, eu nem passaporte tinha na época. Cientes dos problemas os bancos se moveram, começou com o movimento do Itaú que implantou o cartão virtual, um número de cartão que você gera, faz sua compra virtual, o banco valida a compra e puft, o cartão desaparece, ninguém mais consegue usá-lo. Nem precisa falar o quanto melhorou a questão de segurança em compras virtuais né ? Mesmo a confiança de pessoas que nunca compraram com medo de alguma fraude. Hoje a maioria dos bancos possui, inclusive algumas fintechs como o Nubank, se eu recomendo ? Com certeza, é super prático e seguro. Em geral o cartão virtual pode ser acessado facilmente no aplicativo do banco ou do cartão, no caso do Nubank é uma aba que fica na parte debaixo do aplicativo escrito "cartão Virtual", no Itaú no aplicativo do banco você acessa da mesma forma. 
     Contact Less (NFC), de cara é eu falo que é o que mais me deixa com uma pulga atrás da orelha, por quê ? Primeiro vamos explicar como funciona, é simples. Algumas máquinas e cartões possuem esse símbolo aqui embaixo:




O símbolo explica bem o funcionamento, a pessoa digita na máquina o valor a pagar, você pega seu cartão aproxima da máquina e... pronto, pago. Simples assim. Claro que essa simplicidade já está sendo questionada por muito se não é um chamariz para que bandidos encostem alguma coisa no seu bolso e tirem dinheiro do seu cartão. As empresas de cartão dizem que não seria possível, mas nós sabemos que os fraudadores são bem inovadores na forma de roubar informações. 
      Apple Pay e Google Pay, eis que as gigantes da tecnologia veem uma brecha e entram no jogo de pagamentos, ambos os sistemas são bem práticos, simples e bem seguros, você literalmente põem seu cartão dentro do seu celular em uma "carteira". Ok, mas como fucniona ? É só procurar estabelecimentos que possuem o símbolo acima e que possuem as imagens Apple Pay ou Google Pay no estabelecimento, novamente vão digitar o valor que você tem que pagar, você encosta o celular, o valor vai aparecer para você, caso esteja correto basta por o dedo no leitor de digitais e pronto, pago. Compras na internet também podem ser feitas pelo sistema e funcionam da mesma forma, na tela de pagamento você fala que quer pagar com o celular, ele vai te transferir para a Pay correspondente, e daí você confere as informações, põem o dedo e pronto. Esse sistema até o momento tem dois problemas ainda, primeiro, o número de empresas que aderiram ao sistema é muito baixo aqui no Brasil ainda, mas tende a crescer bastante com os dois maiores bancos do Brasil fazendo campanhas massivas para explicar como funciona. O segundo problema é um ao qual estamos familiarizados aqui no Brasil, roubo de celular, então se você perder o seu celular você perde sua "carteira" toda, então sempre bom andar com um cartão reserva né ? 

Gostou ? Deixe seu comentário, Obrigado pela companhia e até a próxima !!!  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário