Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Comprar Moeda Estrangeira ... Papel x Cartão de Crédito x Cartão Pré-Pago

Se você algum dia já foi para qualquer lugar no exterior e teve que comprar moeda estrangeira já deve ter percebido que o dólar papel é muito mais barato que o dólar do cartão de crédito. Isso claro porque (opinião pessoal) o governo não liga muito para a sua segurança. Já que andar com dinheiro físico por vezes é muito mais perigoso que em um cartão.

DINHEIRO FÍSICO X CARTÃO DE CRÉDITO X CARTÃO PRÉ PAGO


Em todos os três cenários você tem dois custos,  IOF + SPREAD. Spread é o quanto quem tá te vendendo tá ganhando, IOF é o imposto que o governo cobra para você fazer essa troca.  Até aí ok ? Agora veja, no papel moeda, o IOF é de 1,1%, no Cartão pré-pago e no de crédito 6,38% ... isso aí o governo te cobra mais de 5x mais pelo mesmo dinheiro simplesmente para você ter conforto e a segurança. (Considerando a falta de segurança fornecida deveria ser o contrário né, mas tudo bem).

O segundo custo é o Spread, ah o famoso spread. Na prática é simples, cada lugar cobra um, conforme a política interna da empresa, tem lugar que cobra 3%, 3,5% , 5%, 8%... entendeu né ? Em geral você acha na maioria dos lugares algo entre 3,5% e 5%. Isso também vale para a maioria dos cartões, por exemplo a NU fala que cobra 4%. Eu particularmente adoro o do Banco Inter, 1% de spread, ótimo negócio.

Nos cartões pré-pago em geral o spread é um pouco menor devido ao imposto maior para não "matar" o produto. Mas vamos as contas ...

O dinheiro físico vai te custar --> 1,1% + spread
O de cartões vai te custar --> 6,38% + spread

se você tem um cartão do banco inter por exemplo, vai pagar 7,38% sobre o valor do dólar comercial,  logo se você for comprar o dólar em papel por qualquer valor de spread superior a 6,28% é melhor usar o cartão. Como é fácil achar lojas vendendo dólar a 3,5% a conta ficaria

4,6% dinheiro em papel x 7,38% em cartão ... e você acaba optando pelo ... dinheiro físico deixando o cartão apenas para emergências.





DÓLAR DA COMPRA

Isso requer muita atenção, cada tipo de compra e de cartão tem um tipo de processamento. Por exemplo, quando você compra o dólar em papel a cotação é a do momento da compra.
Quando você compra no cartão pré-pago a regra em geral é a mesma da compra do papel.
Já no cartão de crédito cada um segue sua regra própria mas em geral são três.

  • cotação no dia da compra - o dólar usado é o do dia da compra;
  • cotação de fechamento - o dólar usado é o do dia do fechamento do seu cartão;
  • misto - o dólar usado é o do dia da compra, com ajuste positivo ou negativo de acordo com o dia que você realizar o pagamento da fatura;


QUAL ESCOLHAR ?

Como vimos em geral a melhor opção é o dólar em papel, mas lembre-se do perigo disso, por isso recomendo você ler sobre as contas internacionais para uma segunda opção.


siga-nos em @investevai comente, e nos vemos na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário