Postagem em destaque

Comparativo de Titãs de Cartões Sem Anuidade: Nubank x Credicard x Santander Free

É, que o Nubank e o Santander Free sacudiram o mercado de cartões com o conceito do  fim da  (cara)  anuidade, ninguém pode negar, e isso ...

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Leilões de imóveis - Tesouro escondido parte 1

Oi pessoal, hoje vamos falar de uma maneira de economizar dinheiro pouco conhecida no Brasil, estamos falando dos leilões. Fora do Brasil é uma prática bem comum, inclusive há séries de TV que falam a respeito na qual as pessoas dão lances para arrecadar por exemplos garagens, carros. 

Leilão de Imóveis

Sabe aquele financiamento imobiliário que muita gente faz ? Pois bem, já pensou no que acontece se você não pagar as parcelas ? A resposta é simples, o banco toma e faz um leilão desse imóvel. Aí está uma boa chance para você, mas de todos leilões o de imóveis é o mais delicado já que envolve grande volume financeiro. 

O que analisar em um leilão de imóveis ? Bom, primeiro é bom saber que em geral os leilões tem regras simples, você se cadastra e fornece o leilão, se arrematar o imóvel ativa o financiamento, pagamento de impostos, taxas. Os lances em geral podem ocorrer de 3 formas: 
  • 1° leilão - Nele em geral o lance inicial é o valor que o avaliador estipulou para o bem; vence quem der o maior valor;
  • 2° leilão - Caso ninguém dê lance no primeiro leilão (às vezes chamado de praça) o imóvel tem seu lance inicial em média em cerca de 60% do valor estimado do imóvel;
  • Livre - Caso ninguém ofereça oferta nas duas primeiras tentativas o dono do imóvel estipula um preço mínimo e o imóvel fica a espera de qualquer oferta nesse valor por prazo indefinido.
Um ponto muito importante em leilão de imóveis é olhar com calma os impostos, condomínio, taxas e outros valores pendentes no imóvel, vale a pena levantar essa informação com carinho, visto que em geral o vendedor do imóvel deixa todos esses débitos por conta do novo proprietário.

Outro ponto de suma importância é se o imóvel em questão está ocupado ou não, em geral imóveis não ocupados tem um preço bem mais elevado já que é bem mais fácil para o novo proprietário tomar posse. Fica por conta de quem compra o imóvel pagar o advogado e entrar na justiça para tomar posse do imóvel, isso vai gerar custos bem mais elevados e pode demorar meses, até anos para que se conclua. Resta ver sua pressa e analisar essa opção.

Os bancos que são em geral quem mais tem imóveis a tomar oferecem em vários sites de leilões os imóveis, como mega leilão por exemplo, mas em caso de dúvidas entre no site deles, lá eles fazem anúncios de quando/onde serão os leilões, alguns são online, outros presenciais.

Uma última dica muito importante é visitar o imóvel já que comprar uma casa pela internet sem visitar é meio complicado. Algumas empresas facilitam outras dificultam, em geral as ocupadas são bem complicadas de serem visitadas, mas sem ver você assume o risco de não encontrar exatamente o que deseja ...

Analise com cuidado e veja se sua situação atual se encaixa nesse perfil, a intenção foi apenas apresentar a uma nova possibilidade. 

Na próxima falaremos dos leilões da receita. Obrigado por ler, dúvidas, sugestões ou comentários são sempre bem vindos, 

Te aguardamos na próxima. 

Gostou ? Siga-nos pelo facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário