Todo ano é a mesma coisa, começa o ano, chegam as contas, carnaval, e chega em março começa o período de declaração de imposto de renda. Um dos pontos mais abordados sempre e que me perguntaram muito é, "Devo fazer a declaração o mais rápido possível ou não ?". Como toda boa pergunta, a resposta para essa não poderia ser diferente, DEPENDE. Vamos entender porquê.
Antes de mais nada vamos entender que o período de declaração é de 02/03 à 28/04, e quem entrega primeiro recebe antes as restituições (para quem tem, e sim é possível declarar imposto e ter que pagar ao invés de receber, explicamos como em outro post).
Então o primeiro passo para entender se você deve ter pressa ou não é: Você possui imposto a restituir ou à pagar ? Bom, se você estiver com imposto a pagar terá que paga-lo ou totalmente ou parcialmente no último dia de entrega, esse ano dia 28/04, logo para esse caso específico não interessa muito quando você realiza a declaração já que o pagamento só ocorrerá na data marcada.
Agora, aos que tem imposto a restituir. Para você a resposta para sua pergunta de quando fazer a declaração depende da resposta à uma pergunta: Você tem dívidas, planos específicos para o dinheiro ou vai utilizá-lo para investir ?
Se você tem dívidas em qualquer coisa que não seja barato, e por dívida barata entenda com valores inferiores à taxa básica de juros, hoje em aproximadamente 12%, faça sua declaração o mais rápido possível para receber o quanto antes esses valores e reduzir seu endividamento, o rendimento da restituição não vale esse custo.
Vamos aos que estão com a vida mais confortável, aos que utilizarão o dinheiro para investir ou tem planos específicos para ele, para vocês eu digo, espere para entregar o máximo possível dentro dos seus planos e deixe para o final do período de declaração. Por quê ? Porque, a restituição é corrigida pela taxa básica de juros, mas possui como enorme vantagem o fato de não ter imposto de renda, isso aumenta consideravelmente sua rentabilidade já que você pagaria 20% de imposto sobre seu lucro. Esse investimento seria como uma LCI ou LCA a 100% !! Isso é muito alto. Outro bom motivo para você demorar é que o último lote recebe perto do natal e logo do inicio do ano seguinte, período cheio de contas, nada mal contar com um dinheiro extra nessa época do ano né.
Espero que tenha sido útil, comente, deixe sugestões, siga-nos no Facebook.
Confira também outros posts, inclusive sobre IR como: Entenda a declaração, Defasagem na tabela de IR, Diferença entre declaração Simples e completa, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário